The Terror

by - sábado, maio 05, 2018


A série The Terror, que está a passar no canal AMC, é baseada no livro de 2007 com o mesmo nome e inspirada por acontecimentos reais.

Em 1847, dois navios partem numa arriscada expedição em busca da passagem marítima do Noroeste do Ártico. São homens que sabem à partida que a missão é megalómana e difícil, mas que esperam fazer História. Atravessando um inverno rigoroso, os navios Erebus e The Terror acabam por ficar presos no gelo e a tripulação não tem outro remédio senão esperar o degelo numa estação menos severa.

Mas a espera que se previa de alguns meses torna-se de anos, e as provisões estão a esgotar-se. Não há nada à volta, apenas o gelo infinito que leva à loucura. A paciência e a obediência dos homens aos seus capitães torna-se mais frágil. Os laços que os unem vão-se quebrando conforme a sobrevivência se torna a prioridade. E para além de todas as dificuldades, há uma criatura no gelo que os atormenta e que parece invencível.

É uma produção do caraças (por Ridley Scott) e uma das melhores séries do ano. Já a vi toda e foi uma belíssima aventura. Os cenários são inacreditáveis, apoiados por uma fotografia irrepreensível. O ambiente é sempre tenso, deixa-nos colados e de queixo caído conforme assistimos à desventura daquelas almas que vamos tomando como perdidas. Nota máxima para as interpretações, em especial de Jared Harris (The Crown, Mad Men) e de Tobias Menzies (Outlander, Game of Thrones).

Há mistério, tensão, mortes, dúvidas, amizade, companheirismo, vinganças, facadas nas costas e tudo o que é esperado num grupo que se vê preso durante anos num dos locais mais inóspitos do mundo. Acima de tudo, saber que a base é real e que estes homens (e muitos mais, ao longo dos tempos) arriscaram tudo em nome da descoberta do mundo deixa-nos com uma certa melancolia. Se ainda não estão a ver não sabem o que perdem.

You May Also Like

0 comentários