As coisas que se aprendem #59 - homúnculo

by - segunda-feira, fevereiro 12, 2018

"A voz interior, o homúnculo. Levanta-te, desce à cozinha, junta café ao leite, vai lá fora sentir o frio de pés descalços (repara, não está a chover), e depois, quando o Miguel acordar, sorri. Enfrenta a normalidade."

in O Meu Irmão, de Afonso Reis Cabral (2014)

ho·mún·cu·lo 
(latim homunculus, -i)
substantivo masculino
1. Homem pequeno.
2. Anão.
3. [Figurado] Homem desprezível.
4. Homem insignificante.

Aquela voz que nos diz coisas ao ouvido que nem sempre são as mais simpáticas. Que nos impele a cometer actos e a dizer coisas que podem não ser os mais exemplares. Aquele ser que vive cá dentro, metaforicamente um homem pequeno em tamanho físico mas que por vezes é maior que nós, que nos impede de ser pessoas melhores. Não me venham com coisas, todos o temos. O meu homúnculo, muitas vezes adormecido, acorda cheio de raiva e rancor, por vezes, tomando conta dos meus gestos e da minha voz. Enxoto-o, mando-o lá para o fundo do armário, onde ele deve estar. Mas está lá.

O mundo está cheio de homúnculos, devemos saber mandá-los para onde pertencem, sempre.

You May Also Like

0 comentários