Boas ideias #24 - recolher o lixo dos oceanos

by - quarta-feira, novembro 22, 2017

Normalmente digo que quem mais tem, menos dá. Conheço gente endinheirada que nem 1€ dá para solidariedade e gasta 1000€ num iPhone sem pestanejar. Não sou ninguém para dizer às pessoas quais devem ser as suas prioridades, mas acho que tornar o planeta um lugar melhor e protegê-lo deveria estar no topo da lista de cada um. Porque quando esta merda toda rebentar, o iPhone vai servir apenas como arma de arremesso, e fraquinha.

Por isso, uma vénia enorme ao bilionário norueguês Kjell Inge Røkke, que está a investir a sua fortuna para construir um iate que irá recolher 5 toneladas de plástico do oceano, por dia, que será reciclado. Estará preparado também para ser um centro de pesquisa, com laboratório, drones aquáticos, e muito mais, para se debruçarem nos temas das alterações climáticas, pesca exploratória e biodiversidade marinha.

O norueguês, que construiu o seu império do nada começando como pescador (está explicado o espírito altruísta - não nasceu em berço de ouro) é disléxico e não tem estudos - nem o secundário. Hoje, tem uma frota que ultrapassa os 2,6 bilhões. Com isto, ele pretende "retribuir à comunidade" aquilo que hoje tem.

Agora, teremos de esperar até 2020 para ver o REV (Research Expedition Vessel) em acção. Que outros ricaços ponham os olhos nele.

Via CNBC.


You May Also Like

2 comentários

  1. Uma acção que bem merece o aplauso da comunidade deste Planeta Azul (só quando visto do espaço)! Tudo indica que este século XXI será fundamental para a salvação deste Planeta do Sistema Solar, mas infelizmente poucos o perceberam.
    Magnifico post!
    Boa Tarde!

    ResponderEliminar
  2. É mesmo de louvar! E a chave está aí - as pessoas não perceberem que o planeta está a morrer! Bastava cada um fazer a sua parte :( Obrigada, boa tarde :)

    ResponderEliminar