A seca vem aí

by - quarta-feira, outubro 04, 2017

Estamos em outubro e, perdoem-me o francês, está um calor do caralho. Cada vez faz mais calor e durante mais tempo, enquanto chove cada vez menos. É inevitável - vai haver uma grande seca.

Há bocado vi uma notícia de uma barragem em Viseu que só tem água para mais um mês. Também já tinha visto notícias a alertarem para o perigo da seca em todo o país, em especial no Alentejo, onde desde o verão é proibido, por exemplo, lavar o carro na rua, encher piscinas ou regar jardins. Incluindo na minha terra. É claro que ninguém cumpre, porque se estão a cagar. Enquanto houver, é para gastar.

Há muitas pessoas e animais que vão sofrer. As mortes vão acontecer. E não é lá longe, é no nosso país. Enquanto lá longe existe um senhor que diz que o aquecimento global não é real, vamos ver, bem perto, o gado a morrer, várias espécies animais a definhar, famílias sem acesso à água, ainda mais incêndios, património destruído, aumento das áreas áridas e não cultiváveis... Desengane-se quem achar que não vai ser afectado - mais dia menos dia todos o vamos ser.

E as pessoas continuam sem querer ver o óbvio. Onde é que se gasta mais água? Na pecuária. Para terem um bife de vaca de 450g à vossa mesa, foi gasta água equivalente a 6 meses de duches. 6 MESES! Esse bifinho, esse prazer tão momentâneo e efémero, custa quase 10.000 litros de água ao planeta. Não é ficção, não é inventado. É a pura realidade (pese embora as ridículas tentativas dos produtores de desmentir isto. Basta ter uma calculadora e fazer as contas à água consumida pelos animais durante a sua vida).

Assim, perante a evidência da seca, que seguramente vem aí, espero que as pessoas tomem decisões mais conscientes. Já nem digo para deixarem a carne - não estou aqui agarrada a utopias - mas porra, não conseguem reduzir o consumo para metade? Comer 2 ou 3 vezes por semana em vez de 5 ou 6? Já viram o que isso representaria em termos práticos? Seremos assim tão egoístas que o nosso prazer mórbido é a coisa mais importante do mundo? Não é um esforço assim tão grande e o impacto seria brutal. Está na hora de tomar as decisões acertadas, tanto por nós próprios como pelo resto do mundo. Senão, vamos pagar os juros mais cedo do que esperam.





You May Also Like

2 comentários

  1. Mas isso interessa alguma coisa? Podíamos também incluir notícias do telejornais portugueses nas praias em Outubro, a questionarem pessoas o que acham do tempo e tal. Tudo acha isto lindo e brutal, "espetáculo!" "Por mim era assim até Dezembro". Essa merda do frio só traz desgraças, um gajo ter que vestir roupa e o catano... que estupidez! E a chuva? Ai a chuva... Ao fim de 2 dias tenho logo que fazer um tb no insta duma selfie na praia para me aguentar...

    Curiosamente a notícia a seguir foi a invocar uma terra no Alentejo que não vai produzir mais de 70% da quantidade normal de azeite este ano, porque as azeitonas estão secas. Simplesmente isso. Tanta paneleirice por causa do azeite, opa prefiro isso a chuva!!!

    Há que continuar a olhar para o próprio umbigo ou não pensar nas coisas que dão muito trabalho... btw quem é que saiu ontem na casa dos segredos?

    ResponderEliminar
  2. Mesmo. Também vi uma série de entrevistas na praia com o pessoal todo contente. O pior é que as pessoas até estão conscientes... houve uma cota que disse 'ah e tal, é muito mau esta seca... mas está-se mesmo bem na praia!" Portanto, estão simplesmente a cagar-se. Enquanto a água pingar nas torneiras. Depois, logo se vê. Merda de gente.

    ResponderEliminar