Cenas que quero #9 - o super-poder de dormir

by - sexta-feira, setembro 08, 2017

Há uns dias atrás ia com o meu cunhado no carro a cantar (gritar) System of a Down a todo o vapor. Gritámos metade de um álbum a exorcizar demónios, até que a faixa mudou e dei por mim a gritar sozinha. Olho para o lado e lá estava ele com a cabeça a pender, boca aberta, perdido no sono. "Foda-se", pensei. "Como é que alguém consegue dormir num carro em andamento, durante o dia, com os System of a Down nas colunas e comigo ao lado a gritar?"

Eu sou aquela pessoa que só consegue dormir na própria cama, com a janela fechada, as persianas corridas, sem sons, sem mais ninguém presente, e só depois das 23h. Se passa um carro mais depressa na rua, acordo. Se os gatos miam, acordo. Se o meu namorado dá um peido no quarto ao lado, acordo. Quando o sol aparece, acordo. Se tenho xixi, acordo. Se algum bêbedo grita na rua, acordo. E não volto a adormecer.

E até que adormeça estou uma horita a dar voltas e voltas. Penso no que tenho de comprar no supermercado. No que tenho de fazer no trabalho no dia seguinte. No livro que estou a ler. Na série que acabei de ver. Nos problemas do mundo. Nos meus problemas. Nos animais abandonados. Na roupa que tenho para passar a ferro. A minha cabeça não tem descanso. Bem contado, durmo umas 5 horas por noite nos dias melhores. Estou a perder anos de vida.

Tenho inveja de poucas coisas na vida, mas a principal é a inveja que tenho de quem consegue dormir em qualquer lado, em qualquer lugar. Que sorte é poder fechar os olhos e desligar completamente quando se quer. Que maravilha. Quem me dera.

Nunca dormi num transporte - carro, avião, autocarro, comboio - nunca! Nem na praia ou no campo. Quando viajo, tenho de tomar comprimidos para a rinite para adormecer noutra cama (dão uma grande moca). Quem tem essa capacidade não sabe a sorte que tem. É de certeza uma das razões pelas quais tenho mau feitio. E que me faz não bater muito bem da mona.


You May Also Like

0 comentários