Boas ideias #16 - a interacção entre patudos e reclusos

by - quarta-feira, maio 17, 2017

Uma prisão do Arizona, Estados Unidos, tem a decorrer um projecto para reabilitação de cães que não estão prontos para encontrar novas famílias. Ou sofreram maus tratos, ou foram abandonados, ou abusados sexualmente, e não confiam no ser humano, não estando minimamente prontos para serem adoptados.

Numa cooperação entre a prisão e o canil, estes cães estão a aprender a socializar e a confiar novamente. Seis dias por semana, um pequeno grupo de reclusos interage com os cães da Maricopa County Animal Safety Unit.

E, é claro, a reabilitação dá para os dois lados. Estas pessoas problemáticas que, de uma maneira ou de outra acabaram por violar as regras da sociedade, encontraram nestes encontros uma amizade como nunca tiveram, um motivo para continuar, todos os dias, sentindo, alguns, pela primeira vez, o sentimento de empatia.

Não é qualquer um que entra neste programa - são feitas entrevistas e têm formação de técnicos especializados antes de serem aceites. Curiosamente, alguns dos reclusos acabaram por ter trabalhos relacionados com animais quando saíram da prisão, e dois deles estão mesmo a tirar o curso de técnicos veterinários.

Reabilitam-se as almas, ganham-se amigos, aprende-se tanto. Uma ideia do caraças para importar. Basta olhar para as fotos.










You May Also Like

0 comentários