As coisas que se aprendem #30 - os caganers

by - quinta-feira, dezembro 08, 2016

Uma tradição tão bonita dos nuestros hermanos e eu não sabia disto. Aqui ao lado, na Catalunha, os caganers são uma forte tradição de Natal. São pequenos bonecos, sentados, a arrear o calhau, que se colocam no presépio. É habitual fazerem-se caganers com grandes figuras da sociedade, e por isso há bonecos de toda a gente a cagar - figuras políticas como Trump ou Obama; personalidades da música como Freddie Mercury ou Prince; figuras do desporto como Messi ou o Ronaldo; e muito, muito mais. Se existe e é famoso, provavelmente tem a sua figura a defecar.

Que prenda linda. Nada diz "gosto de ti" ou "tenho saudades tuas" como um boneco de cócoras a arrear o calhau, com o cu de fora e a bosta visível e enroladinha. Nada nos aproxima mais de Jesus e do sentimento de paz do que um boneco a cagar. Eu gosto disto. Primeiro, porque representa a vulnerabilidade do ser humano - toda a gente caga, todos se expõem, desde o pobre à rainha de Inglaterra. É algo que nos une, que nos mostra que somos todos iguais.

E depois, porque a merda dá sorte. Não é isso que se diz quando se pisa uma bosta? (Embora eu esteja farta de pisar merda e dinheiro, nem vê-lo). Os caganers têm conta no Twitter. É espreitar e tirar ideias para o Natal. Quem sabe se, por exemplo, aquela sobrinha que está na idade difícil não ficaria deliciada com uma figura do Bieber a deitar tudo cá para fora.









You May Also Like

0 comentários