Pessoas estranhas #25 - a russa púdica

by - quinta-feira, agosto 11, 2016

Ora então está a decorrer em São Petersburgo a exposição "Miguel Ângelo: Criação do Mundo". Tudo muito bem, a não ser uma réplica da Estátua de David colocada junto a uma escola. Uma senhora achou aquilo um desplante e achou por bem fazer queixa por atentado ao pudor.

Para os mais distraídos lembro que esta estátua é de um corpo masculino totalmente nu (sim, tem a piroca de fora) e foi criada entre 1501 e 1504. Portanto, mais de 500 anos depois de ter sido criada e de se ter tornado um símbolo ímpar do período renascentista e uma das imagens de marca de um dos maiores génios que este planeta já viu nascer e morrer, uma russa ficou chocada.

Eu é que fico chocada pelo pudor vindo de um país onde se embebedam e casam com lamas. Como se uma piroca de uma estátua ofendesse alguém, numa era em que toda a gente tem acesso a pirocas no computador, no telemóvel ou ao virar da esquina, infelizmente. Os olhares das crianças não têm de ser protegidos contra a arte e a cultura quando há tanto ódio e tanto mal que devia, esse sim, sair da vida delas. E provavelmente terão mais educação e cultura que a dita senhora.

O mais estúpido é que esta situação levou a que os organizadores levassem a cabo uma votação para saber o que fazer ao dito cujo do David, e qualquer um está convidado a aceder aqui e a dar a sua sugestão. Quem sabe se depois de encerrada não teremos uma Estátua de David de fio dental...

Fonte: DN
 

You May Also Like

0 comentários