Votem no Orçamento Participativo até 15 de novembro!

by - quinta-feira, novembro 12, 2015

O tuga está sempre a queixar-se que não tem voto na matéria no que acontece na sua cidade ou no seu país, e que não votou para isto e para aquilo, que não é para isto que paga impostos, blá blá blá.

Pois com o Orçamento Participativo de Lisboa (OP) o tuga pode sugerir projectos para a cidade e colocá-los em votação. Os mais votados pelos cidadãos recebem a verba necessária e o projecto é levado avante.

Muita gente não sabe que isto existe e eu própria assumo com vergonha que só soube o ano passado. E é muito fácil. Visitem o site, consultem os projectos em votação, e podem votar em dois - um de alto e um de baixo orçamento. É só enviar uma mensagem para o 4310 (é grátis), colocando no texto o número do projecto.

Há propostas para todos os gostos: a construção de um pombal contraceptivo, de casas de banho públicas nos jardins e outros espaços, a criação de circuitos de corrida, reabilitação de jardins, criação de uma rede de parques para cães, de parques infantis, adaptação dos passeios e rodovias para deficientes, enfim, são centenas, é escolher aquilo que gostavam que se concretizasse e votar (até dia 15!). Não custa nada.

Usem os meios que têm à disposição para mudar alguma coisa e mostrem interesse neste tipo de projectos que dão voz à população. Senão, perdem o direito de se queixar... Mesmo Lisboa não sendo a vossa cidade (também não é a minha, embora me desloque para lá todos os dias), ao mostrar interesse é meio caminho andado para que isto se estenda a outras cidades, visto que até no estrangeiro este modelo foi premiado e copiado.

Toca a dar ao dedo!

orçamento participativo de lisboa




You May Also Like

0 comentários