Os suecos é que sabem

by - terça-feira, outubro 06, 2015

Na Suécia, algumas empresas estão a testar 6 horas de trabalho diárias, em vez de 8. Aposto que o Passos Coelho até cai inanimado no chão, a espumar da boca, só de pensar em fazer um teste destes.

Segundo alguns estudos levados a cabo naquele país, a produtividade aumenta com menos horas de trabalho. As vantagens parecem-me óbvias:

Menos pausas
Para fazer o mesmo trabalho em menos tempo, tem de se fazer menos pausas. Menos conversas de corredor, menos cigarros, menos cafés, menos chulice no geral. Sendo que vejo colegas sentados(as) na copa mais de uma hora a beber café e a fazerem longas horas de almoço, tinham de mexer o cu para variar um bocadinho.

Mais tempo para cada um
Uma pessoa demora em média entre 30 a 60 minutos a chegar ao local de trabalho. Tomando o meu exemplo, saio de casa às 8h00 e chego a casa às 20h00. São 12 horas fora de casa. Metade do dia! Sendo que passo 8 horas a dormir (num dia bom) tenho 4 horas diárias para mim, que envolvem fazer refeições, tratar da roupa, ir ao supermercado, etc. Se tivesse mais 2 horas diárias, nem ia saber o que fazer com elas, mas dêem-mas que eu cá me arranjo! Nem que as passe a saltar de felicidade. E adivinhem: um trabalhador feliz é mais produtivo...

Menos fogo de vista
Aqueles colegas que todos temos, que ficam na empresa até tardíssimo a fingir que trabalham, agora já podem ir ver os vídeos do Youtube para casa, mais cedo, sem se sentirem culpados.

O mesmo dinheiro
Tudo isto pelo mesmo salário. Afinal, o que conta é terminar os projectos em que estamos envolvidos e dar o litro enquanto lá estamos. Mas só um aparte que ninguém nos ouve, eu nem me importava de ganhar um bocadinho menos se soubesse que ia trabalhar 6 horas...

Menos vontade de matar pessoas
Esta é para mim. São 2 horas diárias, 10 horas por semana, em que não desejaria matar ninguém. Para onde iria direccionar a minha raiva? Será que ia ficar mais mole? Será que ia ficar uma daquelas pessoas que adora a empresa, os colegas, e que o iria partilhar em todas as redes sociais? Com fotinhas juntinhos,, nomes fofinhos, risadinhas, hum?

Hum, não.

De qualquer modo, ofereço-me para ser cobaia de um teste destes. É só dizerem, sim, fofos?




You May Also Like

0 comentários